© 2023  Criado orgulhosamente com Wix.com

CONHEÇA CABO FRIO E SE APAIXONE!

A praia do Forte localiza-se na cidade de Cabo Frio, no estado brasileiro do Rio de Janeiro.

Constitui-se na principal praia da cidade de Cabo Frio, com 7,5 quilômetros de extensão. Nela se localiza o Forte de São Mateus do Cabo Frio, erguido no século XVII. A conhecida Praia do Forte não abrange somente o bairro de nome homônimo, como também os bairros vizinhos de Balneário das Dunas, Algodoal e Braga.

O desenvolvimento da região deu-se principalmente no século XX nas décadas de 70, 80 e 90, com a consolidação da cidade de Cabo Frio como destino de veraneio. De acordo com o censo 2010, a maior parte dos proprietários de imóveis do bairro e das imediações origina-se do estado de Minas Gerais.

PRAIA DO FORTE

FORTE SÃO MATHEUS

Em  1617, o governador e capitão - mor da capitania do Rio de Janeiro,  Constantino Menelau  (1615-1617), que considerava o  Forte de Santo Inácio do Cabo Frio  excessivamente vulnerável, solicitou o seu desmantelamento e a construção de um novo forte para proteção da povoação de Santa Helena do Cabo Frio e da barra do canal da lagoa de Araruama  (hoje  canal do Itajuru). O Governador - geral do  Brasil, D.  Luís de Sousa  (1617-1621), após consultar  Lisboa, aprovou o projeto do Engenheiro - mor e dirigente das obras de fortificação do Brasil,  Francisco de Frias da Mesquita  (1603-1634), cuja traça definitiva data de 1617 (SILVA-NIGRA, 1945), e transferiu a responsabilidade das obras para o Capitão - mor de Cabo Frio,  Estevão Gomes  (1616-??), em  1618. Foi nessa conjuntura que ocorreu a transferência da primitiva   povoação para o local do atual bairro da Passagem, rebatizada com o nome de Nossa Senhora da Assunção do Cabo Frio.

Uma carta do superior  jesuíta  do aldeamento indígena de São Pedro, enviada àquele governador do Brasil em  1620, revela que a nova fortificação do Cabo Frio já estava em funcionamento nesse ano. Nela, Estevão Gomes abrigava provisoriamente algumas dezenas de famílias de  Tupiniquins que logo seriam transferidas para o aldeamento jesuíta de São Pedro do Cabo Frio, núcleo da atual cidade de  São Pedro d'Aldeia.

Em um mapa anônimo de cerca de  1625  da "Terra de Cabo Frio", observa-se o forte velho (Forte de Santo Inácio) localizado junto ao porto da barra do canal da lagoa de Araruama, e o novo, próximo à praia, numa ilhota mais elevada a cavaleiro da barra. Acredita-se que o material de construção, o armamento e a guarnição tenham sido remanejados para o novo  Forte de São Mateus. A nova estrutura, em alvenaria de pedra e cal, apresenta  planta  no formato de um polígono quadrangular irregular, com duas baterias  à barbeta, uma  guarita  no vértice pelo lado do mar, e edificação para Quartel e   Depósito no terrapleno pelo lado de terra. Esta edificação apresenta atualmente cinco compartimentos:

MORRO DO ARPOADOR 

O Morro do Arpoador, localizado na Boca da Barra – próximo ao Forte São Mateus, é definido como o ponto em que o navegador italiano Américo Vespúcio aportou e instalou a primeira Fortaleza – Feitoria portuguesa no Brasil em 1503. Também é o marco de fundação da cidade (13 de novembro de 1615).


 

PARQUE DAS DUNAS

O Parque das Dunas, localizado no bairro Foguete, constitui o mais importante registro ativo eólico do sudeste brasileiro. A areia que forma as dunas tem origem nos depósitos marinhos adjacentes, de onde são removidos e lançados na praia pela ação das ondas.

Entre as dunas do parque, destaque para a Duna Dama Branca, que apresenta uma altura de 33 metros. Sua movimentação é lenta e gradual, soterrando a planície costeira coberta por vegetação de restinga. Além da excepcional beleza geológica e paisagística, a Duna Dama Branca é a maior duna isolada do sudeste brasileiro e foi tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC) em 1988.

No parque a segurança é feita por dois quadriciclos da Polícia Militar, e alguns pontos se pratica o esporte.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now